LIGAS PARA CEMENTAÇÃO

Aços de temperabilidade muito elevada; Elementos de liga ultrapassam 2%.

Cementação é o tratamento termoquímico que consiste em se introduzir carbono na superfície do aço pelo mecanismo de difusão atômica através da tempera.

 

|

PRODUTOS E SERVIÇOS

VOLTAR


CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS

aco-cementacao

A tendência atual na produção de peças cementadas é a utilização de aços-liga. A introdução de elementos de liga, entretanto, quando em teores apreciáveis, reflete-se no custo dos aços, além de afetá-los e tornar mais difíceis, as operações de fundição, forjamento, laminação e tratamentos térmicos. Por esse motivo, sempre que possível, procura-se utilizar para aplicações mais simples, aços-carbono ou, quando necessário, aços de baixo teor em liga com carbono mais elevado do que nos aços simplesmente ao carbono. Em certos casos, contudo, devido às secções e formas das peças cementadas, pode-se ter necessidade de um aço de alta temperabilidade. Nesse caso, a solução é introduzir elementos de liga em teores mais elevados para garantir o endurecimento máximo. Os aços para cementação são, portanto, de três tipos:

  • Aços-carbono – O teor normal de carbono nesses aços é 0,08% a 0,25%, os outros elementos aparecendo nas porcentagens usuais. O tipo padrão é o SAE 1020. O seu tratamento térmico é fácil e perfeitamente controlável.
  • Aços-liga de baixo teor em liga – Esses aços-liga são os que contêm um total de 1% a 2% de elementos de liga, como níquel, cromo, molibdênio e manganês, em combinações adequadas. A introdução desses elementos confere suficiente temperabilidade de modo a se obter dureza elevada por têmpera em óleo, além de alta resistência à tração
  • Aços-liga de teor em liga mais elevado – No caso presente, a soma total de elementos de liga ultrapassa 2%; esses aços apresentam temperabilidade muito elevada, de modo que o teor de carbono não deve superar 0,25%. Com esses aços consegue-se excepcionais valores de resistência e tenacidade do núcleo, muito importantes para certas condições de serviço.

CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS

AÇOS ROMAN

CONTATO / ORÇAMENTO